Palestra: Cyber Mercenários – Quando Estados Exploram a Comunidade Hacker

Este ano a Hackers to Hackers Conference (H2HC), um dos principais eventos de segurança da América Latina, celebra sua décima quinta edição e a SPIRIT está feliz em ver sua gerente executiva, Michelle Ribeiro, entre o hall de palestrantes.

Michelle apresentará sua palestra “Cyber Mercenários: Quando Estados Exploram a Comunidade Hacker”, fruto de sua pesquisa durante o mestrado que completou na Inglaterra.

O estudo aplica o conceito de novas guerras, difundido por Mary Kaldor (2012) aos conflitos no ciberespaço, dando especial atenção aos efeitos tênues entre o que é feito por interesses econômicos ou políticos, o que é feito por atores não-estatais e estados-nação.

Motivado por eventos recentes de ataques cibernéticos que geraram considerável controvérsia, como os ataques de 2007 contra a Estônia, as eleições presidenciais americanas de 2016 e a guerra cibernética em curso imposta à Ucrânia, os achados deste artigo demonstram que no novo ambiente social digital, o controle populacional pode ser exercido através de coerção em vez de violência.

Aliado a isso,  a natureza dos incentivos da Internet incentiva Estados a capacitar e financiar atores privados para agir em seu nome.

A apresentação discutirá até que ponto o atual corpo de leis e normas internacionais é adequado para responder a esse novo ambiente estratégico e como indivíduos e empresas da comunidade de hackers podem ser impactados se forem usados como mercenários cibernéticos.

SPIRIT
No Comments

Deixe uma resposta